Pronto a deixar-Te?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Pronto a deixar-Te?
Tony Cooke

Prone to Wander? by Tony CookeA letra de um cântico antigo—Vem ó Fonte (Come Thou Fount of Every Blessing)—tem ecoado dentro de mim recentemente. Mais especificamente, fico meditando na seguinte parte:

Perdido em densas trevas o Senhor me resgatou
Prisioneiro do pecado Seu amor me libertou
Minh’Alma canta um novo cântico,
Meu coração a solar

Tua graça me acompanha, sozinho nunca vou estar
Sinto que sou tão vacilante, pronto a deixar-te,
Oh meu Deus
Toma e sela o meu peito para a morada lá no céu  

A parte que vem chamando a minha atenção é a que diz: “Sinto que sou vacilante, pronto a deixar-te, meu Deus”. Vendo as coisas na perspectiva do nascido de novo, eu quero contestá-la. Tenho vontade de dizer, “Sou uma nova criatura em Cristo. Eu tenho a vida e a natureza de Deus dentro de mim. Eu NÃO quero deixar essa intimidade que tenho com o Senhor”. Gosto desse posicionamento.

Ao mesmo tempo, tenho que reconhecer que mesmo os que são nascidos de novo possuem uma carne e uma mente para lidar – e isso pode criar uma distração que atrai as pessoas. Alguns lidam com isso melhor do que outros, mas até mesmo os grandes líderes espirituais como Paulo tiveram que lidar com elementos carnais; ele não estava imune à influência da carne. O que ele fez? Ele disse, “Eu castigo meu corpo como um atleta faz, tratando-o com dureza, treinando-o para fazer o que deve, e não aquilo que ele deseja. De outro modo, eu temo que, depois de ter inscrito os outros para a corrida, eu mesmo seja considerado incapaz, e me mandem ficar de lado” (1 Coríntios 9:27, Bíblia Viva).

É importante ter em mente que atitudes erradas procedem de uma forma errada de pensar e de crer. O engano seguido de desvio é algo tão antigo quanto o Jardim do Éden. “Quando a mulher observou que a árvore realmente parecia agradável ao paladar, muito atraente aos olhos e, além de tudo, desejável para dela se obter sagacidade, tomou do seu fruto, comeu-o” (Gênesis 3:6, KJA). Quando vemos pessoas se desviando do caminho, frequentemente nos focamos em suas ações, mas a raiz de suas atitudes está normalmente no engano.

A realidade é que, se não mantivermos nossos olhos em Jesus, e, se não estivermos alicerçados na Palavra e no Espírito, nossa carne lutará por domínio e nos conduzirá para fora dos trilhos. No entanto, Paulo nos admoesta para que “abandonemos as obras das trevas, e revistamo-nos da armadura da luz. Vivamos de modo decente, como em plena luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavenças e invejas. Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não fiqueis idealizando como satisfazer os desejos da carne” (Romanos 13:12-14, KJA).

Como líderes espirituais, é vital que entendamos que crentes podem se desviar e que temos a responsabilidade de ajudá-los. A predominância desse tema nas Escrituras é digna de nota. Todos versos a seguir possuem essa ideia e comunicam o tipo de atitude e de compaixão com o qual aqueles que ajudam devem ter.

Isaías 53:6 (KJA)
Em verdade todos nós, e tal como ovelhas perdidas, andamos errantes; cada ser humano tomou o seu próprio caminho; e Yahweh fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

Mateus 18:12-14 (KJA)
Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não deixará ele as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E se conseguir encontrá-la, com toda certeza vos afirmo que maior contentamento sentirá por causa desta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Da mesma maneira, vosso Pai, que está nos céus, não deseja que qualquer desses pequeninos se perca.

Gálatas 6:1 (KJA)
Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vós que sois espirituais, deveis restaurar essa pessoa com espírito de humildade. Todavia, cuida de ti mesmo, para que não sejas igualmente tentado.

Tiago 5:19-20 (KJA)
Queridos irmãos, se algum de vós se desviar da verdade e alguém o reconduzir a ela, lembrai-vos disto: quem ajudar um pecador a se arrepender do seu mau caminho salvará da morte essa alma e contribuirá para o perdão de uma grande multidão de pessoas.

Engano e desvio da vontade de Deus não é motivo de riso. O pecado é algo sério e, assim como alguém já disse, “O pecado te levará mais longe do que você deseja ir, manterá você por mais tempo do que você deseja ficar, e custará mais do que você deseja pagar”. Satanás mostrará às pessoas o prazer de curta duração do pecado, mas ele as cegará para a longa duração de seu sofrimento. Pecar parece divertido durante a estação do plantio (Hebreus 11:25 diz a respeito dos “prazeres transitórios do pecado”), mas pode ser extremamente doloroso durante a estação da colheita!

Que pessoas têm se afastado de Jesus não é algo novo; isso já acontecia na própria época em que Jesus viveu:

João 6:66-69 (NTLH)
Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais. Então ele perguntou aos doze discípulos: Será que vocês também querem ir embora? Simão Pedro respondeu: Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o senhor é o Senhor que Deus enviou.

Que encontro fascinante e quão grande discernimento Pedro demonstrou. Ele não foi movido ou influenciado por outros discípulos que estavam abandonando Jesus. Ele reconheceu que Jesus possuía as palavras da vida eterna e se manteve próximo a Ele. No entanto, mais tarde, Pedro cederia ao medo e negaria a Cristo três vezes (Mateus 26:69-75).

Após a ressureição de Cristo, o Senhor não descartou tal acontecimento como algo sem importância, mas teve um encontro e uma conversa significativa com Pedro. Jesus permitiu que Pedro reafirmasse seu compromisso com Ele e o restaurou maravilhosamente. Ele reiterou a Pedro que o seu chamado e a missão de sua vida continuavam intactos e válidos (Joao 21:15-19).

Algumas vezes, cristãos se desviam por causa de problemas internos e carnais. Por exemplo, Tiago nos fala sobre tentações que não provém de Deus; “cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado. Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte” (Tiago 1:14-15, KJA). Outras vezes, cristãos são pressionados a se afastar de Jesus por causa de perseguição e de outros problemas externos. Esse foi o caso daqueles que receberam o livro de Hebreus, e avisos bem severos foram emitidos sobre os perigos que deixar de seguir ao Senhor. Entre esses avisos, estão:

Hebreus 2:3 (NTLH)
Sendo assim, como é que nós escaparemos do castigo se desprezarmos uma salvação tão grande? Primeiro, o próprio Senhor Jesus anunciou essa salvação; e depois aqueles que a ouviram nos provaram que ela é verdadeira.

Hebreus 3:12-13 (NTLH)
Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo. Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração.

Hebreus 12:25 (NTLH)
Portanto, tenham cuidado e não recusem ouvir aquele que fala. Aqueles que recusaram ouvir a pessoa que entregou a mensagem divina na terra não puderam escapar. Por isso muito menos escaparemos nós se rejeitarmos aquele que lá do céu nos fala.

Ser fiel a Deus é importante! Nós somente fazemos isso com a ajuda e a graça de Deus. Devemos levar a sério os avisos contidos nas Escrituras, mas devemos sempre nos lembrar da grandiosidade da misericórdia, da graça e da compaixão de Deus. Nossa responsabilidade não é de condenar, mas de restaurar.

Dentre os severos alertas do livro de Hebreus, está uma poderosa admoestação e encorajamento. Isso é o que eu creio para você!

Hebreus 10:35-39 (ARA)
Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e, se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

Que você se regozije e permaneça confiante naquele que “pode evitar que vocês caiam e pode apresentá-los sem defeito e cheios de alegria na sua gloriosa presença” (Judas 1:24 NTLH).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]