Instrumento ou Expressão?
Tony Cooke

Muitos anos atrás, um ministro recebeu uma nota impactante após um culto.  A pessoa escreveu:

 “Para mim não foi a verdade que você ensinou, para você tão clara e para mim tão obscura.  Mas quando você veio, você trouxe um sendo dEle.”

Que percepção poderosa!  Quando pregamos, quando interagimos com as pessoas, devemos fazer mais do que levar informação. Devemos trazer “uma percepção dEle”. O ministério informativo é uma coisa.  O ministério inspirado é outra. Porém Deus também nos chamou para o ministério da encarnação – manifestando seu próprio caráter.

Com a primavera, recentemente pude fazer alguns trabalhos no quintal. Tenho algumas ferramentas que venho usando, como um ancinho, uma pá e algumas podadeiras.  Todos eles são úteis como instrumentos funcionais, mas não refletem a mim – meu caráter – de forma alguma. Quantas vezes os cristãos oram: “Senhor, usa-me. Faça de mim o Seu instrumento”. 

Embora o clamor do coração seja louvável, Deus quer que sejamos mais do que meros instrumentos em Suas mãos; ele quer que sejamos uma expressão de Seu coração, natureza e caráter. Ele quer que O reflitamos!  Ele quer que sejamos mais do que funcionais.  Ele quer que sejamos pessoas transformadas, que de fato O reflitam e O representem! Jesus disse: “… todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre” (Lucas 6:40 NVI).

As descrições abaixo da primeira Epístola de Pedro reforçam a ideia de que a fé cristã não é de espectador passivo, mas de profundo envolvimento do âmago do nosso ser. A vida de Deus deve ser expressa na transformação de nosso caráter, ações e relacionamentos.

 Os cristãos são chamados a ter: 

Uma Vida Regozijante: “… exultais com indescritível e glorioso júbilo ” (1 Pedro 1:8 KJA).

Uma Vida Vigilante: “Assim sendo, estai com a mente preparada, pronta para agir; alertas…” (1 Pedro 1:13 KJA).

Uma Vida Santa: “Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo” (1 Pedro 1:15 NTLH).

Uma Vida Confiante: “Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou e lhe deu glória. Assim a fé e a esperança que vocês têm estão firmadas em Deus” (1 Pedro 1:21 NTLH).

Uma vida amorosa: “… amem uns aos outros com todas as forças e com um coração puro” (1 Pedro 1:22; 4:8 NTLH).

Uma Vida Transformada: “Portanto, livrando-vos de toda malignidade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência” (1 Pedro 2:1 KJA).

Uma Vida Sacerdotal: “…por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite” (1 Pedro 2:5 NTLH).

Uma Vida Proclamadora: “…cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9 KJA)

Uma Vida Virtuosa: “Porque a vontade de Deus é que praticando o bem, caleis a ignorância dos insensatos” (1 Pedro 2:15 KJA).

Uma vida que honra: “Tratai todas as pessoas com a devida reverência: amai os irmãos, temei a Deus e honrai ao rei” (1 Pedro 2:17 KJA).

Uma Vida Unificada, Compassiva e Humilde: “Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros” (1 Pedro 3:8 NTLH).

Uma vida preparada: “Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm” (1 Pedro 3:15 NTLH). 

Uma Vida de Oração: “…tende bom senso e vigiai em oração” (1 Pedro 4:7 KJA).

Uma Vida Hospitaleira: “Sede hospitaleiros uns para com os outros…” (1 Pedro 4:9 KJA).

Uma vida vigorosa: “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Fiquem firmes na fé…” (1 Pedro 5:8–9 NTLH).

Ao ler essa lista muito poderosa das vidas que somos chamados a viver, espero que você tenha em mente que cada uma dessas descrições é de uma única e relativamente breve Epístola do Novo Testamento, 1 Pedro.

Oração: “Deus, quero ser mais que um instrumento em suas mãos. Quero ser uma expressão de sua própria natureza, caráter e amor. Oro para que essas características que Pedro descreveu sejam trabalhadas e manifestadas no âmago de quem sou, e que fluam de dentro de mim como um crente transformado. Em Nome de Jesus, Amém.”