Uma vida sobrenatural de Tony Cooke

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Uma vida sobrenatural
Tony Cooke

A Supernatural Life by Tony CookeEmbora eu tenha valorizado o Espírito Santo e Sua obra por todos esses anos, minha pesquisa para meu novo livro Milagres e o Sobrenatural ao longo da História da Igreja reforçou ainda mais minha percepção acerca de nossa necessidade absoluta de confiar nEle total e completamente. Reinhard Bonnke, o famoso evangelista alemão cujo ministério impactou tão fortemente a África, disse de forma eloquente:

O cristianismo ou é sobrenatural ou é nada. Tivemos – e ainda temos – um Jesus sobrenatural com um ministério sobrenatural, gerando uma igreja sobrenatural, com um evangelho sobrenatural e uma Bíblia sobrenatural. Se retirarmos o milagre, retiraremos a vida do cristianismo. A igreja se torna uma sociedade ética ou um clube social, enquanto deveria se destinar a ser uma rede de transmissão do poder de Deus a esse mundo sem poder. Você e eu somos condutores do poder de Deus para o mundo!

A. B. Simpson, fundador da Aliança Cristã e Missionária afirma sucintamente a mesma ideia: “A religião da Bíblia é totalmente sobrenatural”.

Existem muitas implicações morais, éticas e práticas no que a Bíblia ensina, mas o cerne do envolvimento de Deus em nossas vidas é a presença e o poder do Espírito Santo. Há descrições no Novo Testamento de como o Espírito Santo trabalha na vida de um crente – um trabalho que verdadeiramente se inicia antes mesmo de tomarmos consciência da fé. Aqui está uma lista de algumas das ações do Espírito Santo:

  • Ele traz convicção – “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado” (João 16: 7-11 – ARA).
  • Ele traz o Novo Nascimento – “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3:5-6 – ARA).
  • Ele fornece garantia – “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16 – ARA).
  • Ele traz luz e nos guia pela Verdade – “O Espírito da verdade, ele vos guiará a toda verdade” (João 16:13 – ARA).
  • Ele santifica (purifica, separa) – “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2 Tessalonicenses 2:13 – ARA).
  • Ele habita e permanece conosco – “E eu regarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14:16-17 – ARA).
  • Ele nos ensina – “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (João 14:26 – ARA).
  • Ele glorifica a Jesus – “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (João 16:14 – ARA).
  • Ele nos coloca no Corpo de Cristo – “Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo” (1 Coríntios 12:13 – NTLH). 
  • Ele capacita para o serviço aqueles que creem – “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas…” (Atos 1:8 – ARA).
  • Ele enche aqueles que creem – “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2:4 – ARA). “Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo” (Atos 13:52 – ARA).

O Espírito Santo permeia tanto os eventos no livro de Atos que alguns sugeriram ao longo dos anos que um título melhor poderia ser Atos do Espírito Santo, em vez de Atos dos Apóstolos. Aqui estão apenas alguns exemplos do envolvimento do Espírito Santo na Igreja do primeiro século:

  • O Espírito Santo é derramado no dia de Pentecostes. Os discípulos “todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2: 4).
  • O Espírito Santo fala com Filipe e lhe orienta acerca do seu ministério (Atos 8:29). Em seguida, o Espírito Santo arrebata Filipe, e ele acaba em locais diferentes (Atos 8:39-40).
  • Em Atos 11:12, o Espírito Santo fala com Pedro e diz para ele ir à casa de Cornélio. Lá, Pedro pregou o primeiro sermão para um público gentio.
  • Ágabo, “pelo poder do Espírito Santo, anunciou: Haverá uma grande falta de alimentos no mundo inteiro” (Atos 11:28, NTLH). Ágabo mais tarde profetiza a Paulo pelo Espírito (Atos 21:11).
  • O Espírito Santo fala em Antioquia e diz: “Separem para mim Barnabé e Saulo a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado” (Atos 13:2, NTLH). O Espírito Santo então envia esses dois homens em sua primeira jornada missionária (Atos 13: 4). Paulo e Barnabé são posteriormente orientados a respeito de seu ministério pelo Espírito Santo (Atos 16: 6-7).
  • Paulo é “compelido pelo Espírito” a viajar para a Macedônia, Acaia, Jerusalém e Roma (Atos 19:21; 20:22).
  • Paulo diz aos anciãos da igreja de Éfeso que foi o Espírito Santo que os designou para suas posições ministeriais (Atos 20:28).
  • Paulo diz à igreja de Corinto: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder” (1 Coríntios 2:4, ARA).

O Espírito Santo não foi enviado apenas para o primeiro século. Ele ainda trabalha na vida dos crentes e ainda capacita ministros.

Charles Spurgeon, conhecido como o Príncipe dos Pregadores, deu essa descrição excelente:

Percebemos o Espírito de Deus operando em nossos corações, conhecemos e percebemos o poder que Ele exerce sobre os espíritos humanos, e O conhecemos por meio de um contato frequente, consciente e pessoal. Pela sensibilidade de nosso espírito, somos tão conscientes da presença do Espírito de Deus quanto reconhecemos a existência das almas de nossos semelhantes ou como estamos certos a respeito da existência da matéria, por sua atuação por meio dos nossos sentidos … Sabemos que existe um Espírito Santo, pois percebemos que Ele opera em nossos espíritos. Se não fosse assim, certamente não teríamos o direito de estar no ministério da igreja de Cristo.

Dwight L. Moody é outro ministro que conhecia e compreendia a importância de confiar no Espírito Santo. Ele disse, “Deus é um Deus sobrenatural, e você precisa possuir poder sobrenatural para fazer Seu trabalho”. No início de seu ministério, Moody sentiu a necessidade de um maior poder espiritual e passou por um período de busca a Deus. R. A. Torrey, associado de Moody, descreve o que aconteceu com Moody como resultado.

No meio da agitação daquela cidade, sua oração foi respondida; o poder de Deus caiu sobre ele enquanto subia a rua e ele teve que se apressar para a casa de um amigo e pedir um quarto para si, e, nesse quarto, ele ficou sozinho por horas; e o Espírito Santo veio sobre ele, enchendo sua alma com tanta alegria que, finalmente, ele teve que pedir a Deus que retirasse sua mão, para que ele não morresse ali de tanta alegria. Ele saiu daquele lugar com o poder do Espírito Santo sobre si.

Moody observa que os efeitos de sua pregação após esse encontro foram significativamente aprimorados, e agora centenas de pessoas passaram a ser salvas.

A. J. Gordon, pastor da Igreja Batista de Clarendon Street, em Boston, na segunda metade dos anos 1800, falou do papel do Espírito Santo em seu ministério:

Se o Espírito Santo só pode ter homens e mulheres dispostos a serem usados, não há nada que não possa ser realizado. Permitam-me dizer publicamente que, quando me despertei para esse fato, comecei a pregar e a me colocar à disposição do poder do Espírito Santo—e então se deu início o verdadeiro progresso nesta igreja.

Estamos vivendo uma era gloriosa. O Espírito Santo foi concedido gratuitamente a nós. Que possamos ceder espaço a Ele e a cooperar com Ele, nunca lamentando, esfriando ou resistindo a Ele. Ele nos conduzirá a todas as coisas boas que Deus planejou para nós.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]