Em Desvantagem: Quando as Probabilidades Não Estão a Seu Favor

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Em Desvantagem: Quando as Probabilidades Não Estão a Seu Favor
Tony Cooke

Na vida, enfrentamos situações em que os números não estão a nosso favor. Circunstâncias, pessoas, estatísticas, tempo e outros fatores parecem trabalhar contra nós. Sentir-se em desvantagem, sozinho e isolado pode gerar diversas formas de miséria, incluindo desesperança, autopiedade e desespero. Nesses casos, é vital nos lembramos que Deus é o Supremo Diferenciador na equação! Nunca se esqueça que Deus + Você = A Maioria!

Sabemos que um dos propósitos das Escrituras é de nos instruir e de nos encorajar; portanto, consideremos pessoas na Bíblia que se encontravam em situações de dificuldade, e ainda sim, Deus trabalhou poderosamente em favor delas:

ISRAEL não foi escolhido por Deus por ser uma nação populosa ou poderosa. Consideremos o que Deus afirma sobre Seu povo em Deuteronômios 7:6-8.

Pois vocês são o povo escolhido pelo Senhor, nosso Deus; entre todos os povos da terra ele escolheu vocês para serem somente dele. O Senhor Deus os amou e escolheu, não porque vocês são mais numerosos do que outros povos; de fato, vocês são menos numerosos do que qualquer outro povo. Mas o Senhor os amou e com a sua força os livrou do poder de Faraó, o rei do Egito, onde vocês eram escravos. Ele fez isso para cumprir o juramento que tinha feito aos nossos antepassados.

Israel frequentemente se via em desvantagem numérica, mas também descobriu que Deus era mais do que suficiente para lhes garantir a vitória!

GIDEÃO possuía um complexo de inferioridade considerável, conforme expresso em “Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família” (Juízes 6:15, NTLH). Quando Deus guiou Gideão para estabelecer um exército, Ele falou a Gideão que eles possuíam muitos soldados, “O Senhor Deus disse a Gideão: ‘Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Seu eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda’” (Juízes 7:2, NTLH).

Seguindo o direcionamento de Deus, o número de soldados do exército de Gideão foi de 32.000 para 10.000 para 300 homens. Enquanto muitos considerariam tal declínio amedrontador, isso não incomodou nem um pouco a Deus; Ele queria garantir que receberia a glória da vitória que estava para vim. Deus não foi inibido por um exército midianita maior ou por uma força israelita menor. Deus disse, “Aí o Senhor disse a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa” (Juízes 7:7, NTLH). Deus concede a vitória a Gideão e ao seu exército, apesar de estarem em menor número e de, naturalmente falando, as probabilidades não estarem ao favor deles.

DAVI escreveu Salmos 142 dentro de uma caverna e não dentro de um palácio. Ele se sentia acurralado e sobrecarregado. Ele escreveu, “não vejo ninguém que me ajude. Não há ninguém para me proteger; não há ninguém me cuide de mim” (Salmos 142:4, NTLH). Havia um maior número de pessoas perseguindo a Davi do que tentando ajudar e assisti-lo. E ele sentiu tal peso. Apesar de tudo que sentia, sua fé atravessava tal sentimento de solidão e de estar em menor número, e ele concluiu seu diário com as seguintes palavras: “Livra-me do sofrimento, e eu te louvarei na reunião do teu povo porque tu tens sido bom para mim” (Salmos 142:7, NTLH).

JÔNATAS, filho de Saul, foi outro que foi além das probabilidades. Quando ele viu uma guarnição filisteia, ele disse ao seu escudeiro, “Vamos até o acampamento desses filisteus pagãos. Pode ser que o Senhor nos ajude. E, se ele nos ajudar, não poderá impedi-lo de nos dar a vitória, ainda que sejamos poucos” (1 Samuel 14:6, NTLH). A fé de Jônatas foi recompensada, e ele e seu escudeiro derrotaram vinte soldados filisteus com a ajuda de Deus.

ELISEU e seu servo estavam em uma cidade, cercados pelo exército sírio. Quando seu servo viu o grande exército, sua reação foi de pânico. Eliseu calmamente respondeu,

Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles”. Então orou assim: “Ó Senhor Deus, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja”. Deus respondeu à oração dele. Aí o empregado de Eliseu olhou para cima e viu que ao redor de Eliseu o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo (2 Reis 6:16-17, NTLH).

As Escrituras não especificam se Eliseu literalmente conseguia “visualizar” o enorme exército espiritual que o estava protegendo, mas ele certamente não era movido pelo exército natural que estava disposto a ir contra ele. Ao menos, Eliseu, pela fém, abraçou o mesmo princípio que Paulo articulou séculos depois: “Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer?” (Romanos 8:31).

EZEQUIAS era rei de Judá quando os assírios invadiram Jerusalém. Tal exército já havia conquistado outras cidades. Ezequias e seu povo haviam tomado precauções naturais; no entanto, ele proclamou as seguintes palavras de encorajamento ao seu povo:

Sejam fortes e corajosos! Não fiquem assustados, nem tenham medo do rei da Assíria e do seu enorme exército. Pois aquele que está do nosso lado é mais poderoso do que o que está do lado dele. Ele só conta com a força dos homens, mas do nosso lado está o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós (2 Crônicas 32:7-8, NTLH).

Por causa da bondade e fidelidade de Deus, e por causa do espírito da fé de Ezequias, Jerusalém foi poupada, e Deus foi glorificado na vitória.

O HOMEM DOENTE no Evangelho de João se viu na desvantagem pois não havia pessoas que o ajudassem. Quando foi perguntado por Jesus se ele gostaria de ser curado, ele respondeu, “Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim” (João 5:7, NTLH). Isso não é interessante? Ele afirmava que “não havia pessoas que o ajudassem” enquanto “o Homem de Todos os Homens” estava bem na sua frente. Com que frequência falhamos em enxergar os recursos divinos bem em nossa frente, porque estamos muito focados na falta de recursos. Felizmente, ele respondeu e cooperou quando Jesus disse a ele, “Levante-se, pegue a sua cama e ande” (João 5:8, NTLH).

PAULO enfrentou um tempo particularmente difícil quando foi abandonado por outros; era verdadeiramente um tempo em que ele mais necessitava de outras pessoas. Em seu último aprisionamento, ele escreveu: “todos os irmãos da província da Ásia, inclusive Fígelo e Hermógenes, me abandonaram (2 Timóteo 1:15, NTLH). Em alguns capítulos mais a frente, ele ressalta: “Na primeira vez em que fiz a minha defesa diante das autoridades, ninguém ficou comigo; todos me abandonaram. Espero que Deus não ponha isso na conta deles” (2 Timóteo 4:16, NTLH). Paulo estava de pé, de frente a todo o sistema legal romano, e no natural, ele estava totalmente em desvantagem. Mesmo assim, ele ousadamente afirmou:

Mas o Senhor ficou comigo, me deu força para que eu pudesse anunciar a mensagem completa a todos os não judeus e me livrou de ser condenado à morte. O Senhor me livrará de todo mal e me levará em segurança para o seu Reino celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre! Amém! (2 Timóteo 4:17-18, NTLH).

Paulo estava ciente da falta de amigos, mas ele estava mais ciente de que “um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” (Provérbios 18:24) e daquele que disse, “nunca os deixarei, nem os abandonarei” (Hebreus 13:5). A versão Amplificada (tradução livre) apresenta tal verso como, “O próprio Deus falou, de nenhuma forma Eu te desampararei ou te deixarei sem suporte. Eu não vou, de nenhuma forma, deixar você sem ajuda, não o abandonarei nem o desanimarei (descanse em Mim)! Certamente não!”

Você está em desvantagem de alguma forma? Deixe-me encorajá-lo a confiar em Deus de todo coração. As probabilidades não estão a seu favor? Lembre-se de que Deus é o Supremo Diferenciador e Ele está do seu lado. Lembre-se do seguinte:

  • Jesus possuía um grupo de seguidores relativamente pequeno, mas aqueles doze acabaram mudando e radicalmente impactando o mundo;
  • Jesus falou que “aquele que entre vós todos é o menor, esse é o grande” (Lucas 9:48);
  • Jesus indicou que “ser fiel no pouco” é a chave para receber grandes coisas (Lucas 16:10);
  • A igreja de Filadélfia possuía “pouca força”, mas Jesus colocou diante deles uma porta aberta que ninguém poderia fechar (Apocalipse 3:8);
  • Paulo falou que ele era “o menor dos apóstolos” (1 Coríntios 15:9) e, mesmo assim, olhe para o que Deus fez com ele!

Lembre-se sempre, o Todo Poderoso está em você, por você e com você. Ele o fortalece, vai antes de você e paira sobre você. Com Ele, você vai passar.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]