Ninguém Consegue Fazer Sozinho
Tony Cooke

Ninguém Consegue Fazer SozinhoNa entrada da igreja Good News em Moscou, há uma grande placa que expressa a gratidão aos parceiros que ajudaram a tornar aquele estabelecimento maravilhoso em realidade. Cada vez que entramos e saímos do prédio durante minha visita mais recente, Rick Renner parava e colocava suas mãos sobre aquela placa. Ele fazia um breve agradecimento a Deus por seus parceiros e orava para que Ele que os abençoasse. Eu fiquei impressionado e tocado com suas ações; aquilo me relembrou sobre nunca desconsiderar a bondade dos outros.

A realidade é que todos nós, pastores ou não, temos sido profundamente impactados pelos esforços de outras pessoas. Somos beneficiados pelos fazendeiros que plantam a comida que comemos, pelos que trabalharam nas construções de nossas casas e das rodoviárias em que dirigimos, e pelos professores que dividiram seus conhecimentos conosco. Albert Einstein disse, “Muitas vezes por dia, percebo o quanto minha vida exterior e interior se baseia nos trabalhos dos meus semelhantes, tanto vivos como mortos, e quanto sinceramente devo me esforçar para retribuir o quanto eu recebi”. Da mesma forma, é dito que Isaac Newton afirmou, “Se eu tenho visto mais adiante, é por estar nos ombros de gigantes”. Todos somos beneficiários das contribuições de outros. Devemos ser gratos e procurar beneficiar outros.

Enquanto estava refletindo a respeito dessas coisas, fui lembrado das pessoas que me ajudaram ao longo dos anos, e a lista parece infinita: pais, professores, líderes espirituais, treinadores e amigos, para nomear alguns. Também pensei nos líderes que me concederam oportunidades para servir, nos colegas de trabalho cujos exemplos continuam a me inspirar, nos pastores que me concederam o privilégio de ministrar em suas congregações, e nos parceiros que apoiam a mim e a Lisa, nos permitindo fazer o que fazemos. Todos nós temos muito a agradecer, e estamos conscientes de que Deus realmente planejou toda Sua família, para que pudéssemos confiar, encorajar e auxiliar uns aos outros.

Enquanto eu observava Rick orar brevemente por seus parceiros, fui lembrado de todas as igrejas que existem por causa do fiel envolvimento e da participação dos seus membros. É por meio das pessoas trabalhando juntas, doando juntas, orando juntas e servindo juntas que coisas acontecem. Fui lembrado do próprio ministério de Jesus – Ele não fez tudo sozinho! Claro, Ele possuía a presença sobrenatural do Pai e do Espírito Santo, e Ele era rápido em reconhecer Sua completa dependência com afirmações como, “o Filho nada pode fazer de si mesmo, mas somente pode fazer o que vê o Pai fazer” (João 5:19, KJA).

Porém, assim como Jesus teve ajuda no sobrenatural, Ele também contou com uma maravilhosa assistência na dimensão natural. Você já parou para pensar como o ministério de Jesus era financiado? Você acha que Deus milagrosamente depositava dinheiro em Sua conta? Isso não era o que acontecia. Lucas recorda em alguns detalhes como o ministério de Jesus era sustentado:

LUCAS 8:1-3 (NTLH)
Algum tempo depois Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus. Os doze discípulos foram com ele, e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios; Joana, mulher de Cuza, que era alto funcionário do governo de Herodes; Susana e muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos.

Jesus possuía parceiros ministeriais! Em adição a essas mulheres que foram mencionadas pelos nomes, Lucas escreve a respeito de “muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos”. O tempo verbal da palavra “ajudavam” implica em repetição. Em outras palavras, elas não deram apenas um presente único (apesar de não ter nada de errado com isso). Nesse caso em particular, o dar era regular e consistente. William Barclay fez a declaração, “Era o costume delas ministrar a suas necessidades com seus recursos”. Jesus possuía consistente assistência divina em Seu ministério e possuía consistente assistência humana em Seu ministério também.

Há uma outra excelente história compartilhada pelo amado médico a respeito do poder da parceria no ministério de Jesus. Lucas escreveu, “Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galileia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus” (Lucas 5:1, NTLH). Não estou dizendo que Jesus estava incomodado ou chateado, mas havia pressão nessa situação. Lucas menciona que, “a multidão se apertava em volta dele”. O que Jesus fez quando sentiu essa pressão? Ele não correu dela. Ao contrário, Ele estabeleceu uma parceria que o permitiu alcançar mais pessoas. Considere o que aconteceu nessa situação:

LUCAS 5:2-3 (NTLH)
Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.

Provavelmente, você se lembra do resto da história. Após utilizar o barco de Simão (Pedro), Jesus o pediu que levasse o barco para onde o lago era fundo e jogasse as redes para pescar. Pedro estava relutante, mas disse, “Mestre, tendo trabalhado durante a noite toda, não pegamos nada. Todavia, confiando em tua Palavra, lançarei as redes” (Lucas 5:5, KJA). Dessa vez, a quantidade de peixes era tão grande que a rede começou a se romper. Jesus estava abençoando Pedro – isso era um sinal tremendo para ele. No entanto, essa história não é apenas sobre a parceria de Jesus com Pedro; há mais.

Quando a rede de Pedro começou a se romper, o poder da parceria foi novamente demonstrado. Lucas 5:7 (KJA) afirma, “Por esse motivo acenaram aos seus amigos no outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles chegaram e lotaram ambos os barcos, a ponto de começarem a afundar”. Pedro entendeu o que era parceria! Mesmo como um pescador, ele não estava atuando sozinho; ele possuía parceiros. Mesmo quando todos os parceiros trabalharam juntos, eles ainda estavam com problemas para acompanhar o trabalho.

Tudo isso teve início quando Jesus pediu para Pedro ser Seu parceiro no trabalho de pregar o Evangelho. Pedro não estava utilizando seu barco no momento, e Jesus perguntou se podia pegá-lo emprestado – utilizando seu potencial para pregar o Evangelho. Mais tarde, Pedro foi abençoado sem medidas e, por sua vez, pediu ajuda aos seus parceiros. Quando isso aconteceu, Pedro ficou impressionado e, mais uma vez, a questão da parceria surge.

LUCAS 5:8-11 (NTLH)
Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse, “Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!” Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão, “Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente”. Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.

Não é maravilhoso como, quando Jesus estava no processo de chamar Pedro para o ministério, ele o estava ensinando a respeito do significado de parceria? E Jesus não somente ensinou a Pedro sobre parceria com Ele, mas havia também uma demonstração a respeito do valor de Pedro fazer parceria com seus amigos e colegas de trabalho.

O apóstolo João estava completamente consciente a respeito das mulheres que apoiavam Jesus e Seus discípulos durante o ministério terreno de Jesus, e ele testemunhou pessoalmente Pedro emprestando o barco para Jesus e os eventos que se seguiram. É possível que essas experiências tenham contribuído para o que João escreveu décadas depois a respeito a dar suporte aos trabalhadores que levam o Evangelho?

3 JOÃO 5-8 (NTLH)
Meu querido amigo, você tem sido fiel naquilo que faz pelos irmãos, mesmo quando são estrangeiros. Eles têm falado à igreja daqui a respeito do amor de você. Por favor, ajude essa gente a continuar a sua viagem de um modo que agrade a Deus. Pois eles começaram a sua viagem a serviço de Cristo sem aceitar nenhum auxílio dos pagãos. Portanto, nós, os cristãos, precisamos ajudar essas pessoas, pois assim poderemos tomar parte no seu trabalho de anunciar a verdade.

Lisa e eu somos muito abençoados por termos experimentado esse tipo de hospitalidade e generosidade de tantas pessoas enquanto temos viajado durante esses últimos 15 anos. Queremos usar a oportunidade para dizer MUITO OBRIGADO, do fundo dos nossos corações, a todos que nos encorajaram, oraram por nós, nos receberam e nos apoiaram financeiramente ao longo dos anos.

Também queremos encorajar você, não importando com quem Deus o levou a fazer parceria, a perceber quão importante esse envolvimento é. Creio que você seja um grande parceiro da sua igreja local e, conforme Deus o leva a apoiar outros ministérios, missionários e evangelistas, faça isso com alegria e confiança, sabendo que você está ajudando a cumprir o plano de Deus para a existência de parcerias robustas e significativas entre Seu povo. Quando todos trabalham juntos, muito mais pode ser alcançado para Sua glória e para o avanço de Seu reino![/vc_column_text][image_separator][vc_column_text][1] Tradução livre.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]