Caçadores de Tempestades – Parte 1
Tony Cooke

Pensamento chave: Caçadores de tempestades são aqueles raros indivíduos que correm em direção a tempestades – para o bem de outros – enquanto o restante busca refúgio. 

Tendo vivido em Oklahoma por mais de três décadas, Lisa e eu passamos por muitas temporadas de tornados ativos. Além dos meteorologistas com seus sistemas de radar de alta tecnologia, algumas das pessoas que recebem atenção significativa durante a temporada de tornados são os caçadores de tempestades. Esses indivíduos estão do lado de fora, procurando por tempestades enquanto outros estão cuidando de si mesmos. Enquanto alguns caçadores de tempestades podem ter se auto intitulado, sendo imprudentes caçadores de emoções, outros estão ajudando os meteorologistas a saber o que relatar e, esperançosamente, ajudando a proteger os outros e a salvar vidas.

Na vida, existem algumas pessoas que também podemos chamar de “caçadores de tempestades”. Esses são indivíduos que entram em nossas vidas quando estamos no meio da tempestade. Em vez de buscar lazer e conforto próprios, eles vêm para encorajar, oferecer apoio emocional e espiritual e nos ajudar a atravessar nossa tempestade.

Talvez você tenha passado por uma temporada turbulenta em sua vida apenas para descobrir que aqueles que você achava que eram seus amigos haviam desaparecido. Walter Winchell disse: “Um verdadeiro amigo é alguém que entra quando o resto do mundo sai”. Talvez você tenha sido abençoado por ter pessoas boas e amorosas, oferecendo suporte a você durante um período de turbulência em sua vida, e talvez você tenha tido o privilégio de ser um caçador de tempestades para outra pessoa. Talvez você tenha conseguido trazer estabilidade, apoio e força a alguém durante uma fase difícil de sua jornada.

O apóstolo Paulo não foi apenas um homem que confortou muitos em suas angústias, mas também foi consolado quando ele mesmo estava sofrendo. Ele se referiu a Deus como “Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus.” (2 Coríntios 1:3-4 NTLH).

Em uma nota relacionada, D.L. Moody disse: “Parece-me a mais vil ingratidão não estendermos a mão a outros que estão no mesmo poço do qual fomos libertados”. Este princípio reflete tão claramente o que Jesus ensinou: “De graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10:8). Eu não acredito nem por um minuto que Deus nos faça coisas ruins para que possamos ajudar outros a quem Ele está fazendo coisas ruins. Entretanto, a vida é simplesmente repleta de episódios ruins e, quando passamos por alguns deles, temos uma capacidade maior de mostrar compreensão e compaixão (pelo menos, deveríamos) e de ajudar outras pessoas que estão passando pelo mesmo tipo de coisa.

Grupos de acolhimento entenderam há muito tempo que parte da restauração da integridade envolve não apenas receber ajuda, mas inclui também o esforço em ajudar outros. Qual é a moral da história? Quando Deus te ajudou, não deixe que isso pare com você. Estenda essa mesma ajuda para outros.

Novamente, o próprio apóstolo Paulo recebeu consolo e encorajamento de outros. Vejamos três desses casos.

Lembra quando Paulo passou pela terrível tempestade em Atos 27? Depois disso, o navio foi destruído e ele nadou até a costa. Estava frio e úmido, e uma cobra o mordeu. Do ponto de vista circunstancial, foi uma temporada muito, muito difícil em sua vida. Quando Paulo finalmente estava a caminho de Roma como prisioneiro, lemos: “E assim chegamos a Roma. Os irmãos de Roma tinham recebido a notícia da nossa chegada e foram se encontrar conosco nos povoados de Praça de Ápio e de Três Vendas. Ao ver esses irmãos, Paulo agradeceu a Deus e se animou.” (Atos 28:14-15, NTLH).

Eu me pergunto o quão cansado Paul poderia estar naquele momento. O que havia nessa “torcida” que trouxe grande encorajamento a Paulo? Havia algo nesses crentes que demonstrava amor e preocupação por Paulo e que realmente ministrou a ele. Pense nos outros que podem estar cansados de suas jornadas e das tempestades e veja se você pode se tornar um encorajador para eles.

Paulo descreveu outro momento difícil em sua vida e deu um grande testemunho de como Deus o ajudou por meio de seu amigo e associado Tito.

2 CORÍNTIOS 7:5-6

Pois, quando chegamos à Macedônia, não tivemos nenhum descanso, mas fomos atribulados de toda forma: conflitos externos, temores internos. Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito…

Paulo menciona que havia problemas ao seu redor — conflitos externos e temores internos. A solução de Deus para essa situação problemática foi confortar Paulo, enviando Tito a ele. Talvez um amigo tenha sido enviado a você exatamente quando você mais precisava de conforto. Talvez agora você possa ser enviado para consolar outra pessoa que está com problemas no momento.

Uma terceira vez que Paulo encontrou encorajamento é relatada em sua epístola final – 2 Timóteo. Paulo tinha um amigo muito especial chamado Onesíforo. Quando Paulo estava na prisão, muitos de seus amigos decidiram não se associar mais a ele. No entanto, Onesíforo foi um daqueles raros indivíduos que entraram na vida de Paulo quando todos os outros o estavam deixando.

Considere o quanto Paulo valorizava o amor que lhe foi dado por seu querido e fiel amigo.

2 TIMÓTEO 1:16-18 (NTLH)

Que o Senhor seja bondoso com a família de Onesíforo, pois muitas vezes ele me animou e não teve vergonha de mim por eu estar na cadeia! Pelo contrário, logo que chegou a Roma, ele me procurou até me encontrar. Que o Senhor dê a ele a certeza de que naquele dia ele receberá a sua misericórdia! E você sabe melhor do que eu o quanto ele me ajudou em Éfeso.

Talvez você esteja lendo a respeito de todas essas pessoas maravilhosas que entraram na vida de Paul – os caçadores de tempestades que vieram até ele em tempos difíceis – e esteja pensando: “Deus, eu preciso de uma torcida como Paulo teve. Preciso de um Tito para me confortar. Eu preciso de um Onesíforo para me encorajar e me ser útil”. Se Deus lhe deu alguém assim no presente ou no passado, se considere abençoado. E, para todos os efeitos, certifique-se de assumir o papel de consolador e encorajador para os outros.

Oração

Senhor, eu oro pelos meus amigos que estão lendo isso agora. Se eles estão sofrendo e lutando de alguma forma, oro para que o conforto do Espírito Santo seja muito real para eles, e que o Senhor os ajude a se conectar a pessoas que se importem e que sejam solidárias. Eu também oro para que o Senhor ajude cada um que está lendo isso a se tornar um caçador de tempestades – uma pessoa que entra na vida dos outros com graça, com encorajamento e com misericórdia. Em nome de Jesus. Amém.