Nunca Foi Fácil
Tony Cooke

“Porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora; e há muitos adversários” 1 Coríntios 16:9 (NVI)

Recentemente, estava lendo sobre DL Moody, e  encontrei a seguinte afirmação excelente:

“Veja a densa escuridão que cercou Martinho Lutero na Alemanha. Veja as dificuldades que John Knox teve de enfrentar na Escócia. No entanto, esses homens fizeram uma obra poderosa e duradoura para Deus em seus dias e gerações; estamos colhendo os frutos abençoados de seus fiéis esforços até hoje. Veja a escuridão que pairava sobre a Inglaterra nos dias de Wesley e Whitefield. Veja como Deus abençoou seus esforços; e, no entanto, eles tiveram que enfrentar muitos obstáculos que não temos hoje em dia. Eles seguiram em frente com corações fortes e corajosos, e o Senhor deu-lhes sucesso”.

Moody sabia do que estava falando. Em 8 de outubro de 1871, enquanto ele estava pregando naquele domingo, o Grande Incêndio de Chicago teve início. Além de sua igreja e sua casa terem sido consumidas pelo fogo, 100.000 pessoas ficaram sem abrigo, e aproximadamente 17.000 estruturas foram destruídas. Estima-se que 300 pessoas morreram. 

Moody teria sido assombrado pelo fato de, ao terminar sua mensagem naquela noite (com o título “O que você fará com Cristo?”), ele pediu à congregação que considerasse a questão e voltasse na semana seguinte. O culto do domingo seguinte nunca aconteceu, e, mais de vinte anos depois, ele disse: 

“Que erro! Eu nunca mais me atrevi a dar à audiência uma semana para pensar em sua salvação. Se eles estivessem perdidos, poderiam ter se levantado contra mim. Eu nunca mais vi aquela congregação. Tenho que me esforçar para segurar as lágrimas hoje. Uma lição que aprendi naquela noite, e que eu nunca mais esqueci foi que, quando prego a respeito de Cristo para as pessoas, tento trazê-las a uma decisão no mesmo momento. Eu prefiro ter minha mão direita cortada a dar uma semana para que decidam o que fazer a respeito de Jesus”. 

Apesar dessa perda devastadora em 1871, os melhores dias do ministério de Moody ainda estavam por vir. 

Moody mencionou outros que serviram a Deus em meio a grande escuridão e dificuldades. 

  • Além de inúmeras adversidades, Martinho Lutero passou dez meses trancado e escondido no castelo de Wartburg, para se proteger daqueles que queriam matá-lo por considerá-lo herege. Luther sabia que sua missão divina o havia feito um alvo para as trevas. Ele disse, “Satanás me mataria com prazer se pudesse. A cada momento que ele me pressiona, está pisando em meus calcanhares. Mesmo assim, o que ele deseja não se realizará, mas sim a vontade de Deus”. 
  • John Knox da Escócia passou dezenove meses preso a remos como um lacaio em navios franceses. Depois, ele passou um tempo considerável em exílio antes de retornar para a Escócia para liderar a Reforma Protestante no país. 
  • Em seus campos ministeriais, John Wesley e George Whitefield frequentemente lidavam com multidões raivosas e hostis. Por vezes, eles eram alvejados com pedras, sujeira, frutas e até animais mortos. Implacáveis, eles fielmente pregaram o evangelho, e o impacto que provocaram na Inglaterra e nas colônias americanas é incalculável. 

Acima de tudo, o Apóstolo Paulo entendia a respeito de dificuldades e sobre ministrar em ambientes hostis. 

“Agora, pois, compelido pelo Espírito Santo, estou seguindo para Jerusalém, desconhecendo o que ali me sucederá. Sei, no entanto, que em todas as cidades o Espírito Santo me previne que prisões e sofrimentos estão preparados para mim. Contudo, nem por um momento considero a minha vida como valioso tesouro para mim mesmo, contanto que possa completar a missão e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus” (Atos 20:22-24). 

A Igreja não nasceu em tempos fáceis e confortáveis. Ela emergiu e cresceu em uma cultura contrária e inóspita. Foi a determinação movida à graça de Deus de líderes e adeptos que possibilitou a propagação e a multiplicação do evangelho. A história continua ainda hoje, e nós nunca nos esqueceremos da coragem imutável daqueles que se foram antes de nós.